sábado, 8 de outubro de 2016

Evangelho do dia

Maria ouviu e colocou em prática a Palavra



Evangelho (Lc 11,27-28)


Naquele tempo, 27 enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Palavra da Salvação...


Reflexão:

Lucas é o dos quatro Evangelistas o que mais fala sobre Nossa Senhora. E neste capítulo não estaria ele agora falando mal de Maria.

A primeira vista pensamos que Jesus estava corrigindo a pessoa que disse:  “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Porém, sabemos que Jesus aproveitava os momentos do dia a dia para trazer seus ensinamentos às pessoas. Quando Ele diz: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”, não está dizendo que Maria não é feliz, pelo contrário quem tão bem como Maria seguiu a Palavra de Deus a ponto de se colocar como a “escrava do Senhor”? O escravo não tem vontade própria, assim Maria se põe como escrava na atitude de se colocar a serviço de Deus de forma total.
Ouvindo as palavras de Jesus: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” percebemos também que se Maria trouxe Jesus ao mundo esta sua felicidade se deu primeiro porque Ela foi feliz ouvindo a Palavra de Deus. Porque Ela foi feliz ouvindo a Palavra de Deus e a pondo em prática foi feliz trazendo Jesus ao mundo. Se ela não tivesse seguido esta Palavra de Deus, sendo confiante a esta Palavra, dando o sim a Deus, Jesus não teria vindo a nós. Como nos ensina Santo Agostinho diante do Anjo Gabriel primeiro a Virgem ouve e crê, somente depois concebe; com uma fé plena ela primeiro concebe na alma, motivo pelo qual ela se torna já feliz (cf. Sermo 196: PL 38, 1019; Sermo 215, 4:PL 38, 1074; De sancta virginitate III, 3: PL 40, 397)
Portanto, irmãos sejamos como Maria: vivamos em primeiro lugar a Palavra de Deus, deste modo já seremos felizes de verdade e consequentemente uma vez que Cristo foi gerado em nós, ou seja, nos tornamos semelhantes a Ele, objetivo de todo cristão, levaremos por nossa vida Jesus aos irmãos.

Oração: Jesus Filho da Virgem Maria, queremos imitar Maria para que sejamos semelhantes a Ti. Ela é para nós modelo de escuta fiel. Sozinhos não sabemos caminhar, por isso queremos segurar nas mãos da Mãe e aprender com Ela, assim como fizeste na casa de Nazaré um dia. Senhor, queremos ser felizes como Maria ouvindo e pondo em prática a Palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário