domingo, 16 de outubro de 2016

O que é blasfemar contra o Espírito Santo?

Lc 12, 10

Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
Palavra da Salvação...



Reflexão:

Meus irmãos e irmãs, a primeira vista podemos nos perguntar existe algum pecado que Deus não possa perdoar? O que significa blasfemar contra o Espírito Santo? O Catecismo da Igreja Católica a este respeito nos diz com base na Palavra de Deus: A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna (CIC 1864). Blasfemar contra o Espírito Santo é se fechar ao perdão de Deus. 

Então percebemos que não se trata tanto que Deus não queira perdoar, mas nosso fechamento à misericórdia de Deus é que bloqueia este perdão. Quando isso acontece?

De duas formas: primeiramente, quando alguém se desespera achando que seu pecado não tem perdão, achando que Deus a desprezou e que por isso não será perdoada. Esta é uma forma de não aceitar o perdão de Deus, não enxergando que Ele sempre perdoa. O segundo modo de fechar a porta do nosso coração ao perdão de Deus é quando nos revoltamos contra Ele por algum motivo forte que aconteceu em nossa vida. Talvez, não conseguimos alcançar algo em nossos pedidos e somente porque achamos que Deus demora a nos atender logo ficamos revoltados. Ou também quando passamos por momentos de dificuldade e pensamos ser isso culpa de Deus, podemos virar as costas para Deus.

Por este motivo, meus irmãos e minhas irmãs, rezemos sempre para nunca perdermos de vista a misericórdia de Deus. Quando alguém está revoltado ou desesperado pode facilmente não considerar mais Deus e isso seria um grande perigo para nossa alma. Lembremos o que diz o Papa Francisco: Deus nunca se cansa de perdoar, nós que nos cansamos de pedir perdão.

Oração: Senhor, em meio a tantas crises, dificuldades em nossa família, no trabalho, ensina-nos a sempre reconhecer que vossa misericórdia é eterna. Por maior que sejam nossas quedas, Senhor, ensina-nos a ver a vossa misericórdia acima de tudo isso, pois sei que meus pecados frente a Vós são como um grão de areia diante do oceano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário